Biografia

Denise Moraes - nascida em Vitória/ES, filha de Moacyr Pinto Moraes e Edy Nascimento Moraes. Tem  formação superior em Letras - UFES, possuindo ainda vários cursos extracurriculares. Exerceu a profissão de bancária, professora na Rede Pública e Privada, e ministrou aulas de pintura em seu ateliê.
Iniciou sua carreira artística despretensiosa, brincando de pintura na adolescência. Posteriormente fez curso acadêmico clássico de pintura. O seu estilo é o impressionismo em óleo sobre tela, e revela traços de primitivismo romântico, segundo análise do historiador, urbanista e professor da UFES, Ernesto de Souza Pachito. Com certa dose de autodidatismo, a  artista experimenta materiais recicláveis, como pó-de-serra, areia, barro, usando como suporte colagem em MDF, lonas costuradas e outras que trazem inspiração para a pesquisa em tela, porcelana, parede, etc.  Ela busca ainda, pela pesquisa, novos suportes para a arte, fugindo do academicismo clássico na tela plana, análise do artista plástico e advogado Antonio MarMel, de Brasília-DF, e ainda do professor de pintura acadêmica, o paranaense Alexandre Shuck, que em sua análise observa que a pintora também revela traços do expressionismo.

"Considero que o objetivo da arte não é apenas uma tela em branco - morta sobre a qual se projetam complexos e afetos, emoções e idéias subjetivas", declara a artista, lembrando que Bachelard diz que "dê qualidade às coisas, dê do fundo do seu coração o poder justo aos seres agentes, e o universo se resplandecerá".

Inspirada em Jung e Hillman, Denise considera a imagem como uma aparição, numa epifania da alma que tem algo a apresentar, sem a necessidade de referentes que a representem.  

"Entendo que a imagem não é uma pintura, o desenho, a escultura tomados isolada e literalmente, mas, a concretude dessas formas, e a possibilidade de manejá-las, e de interagir concretamente com elas, que permite o exercício imaginal nos termos aqui discutido".
A artista participou de mais de 100 exposições individuais e coletivas em galerias, espaços culturais, entre elas FAFI, projeto TAMAR, Feira do Verde - Meio Ambiente, shoppings, teatro, CST, PETROBRAS, IV Mostra de Vitória em Arte do SINDIAPPES, Aliança Francesa, Yázigi-Praia do Canto, Ministério da Fazenda, UFES, Assembléia Legislativa - Vitória/ES, Anuário da UFF de 2011, Salão de Artes de Araruama - RJ, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão, Alphaville Jacuy.  O projeto da Exposição Itinerante sobre o Meio Ambiente, foi selecionado pela Secretaria de Cultura de São Paulo, ficou exposta em Registro/SP, e ainda expõe em vários espaços de Vitória, Município do Espírito Santo e vários estados do Brasil. Suas obras ainda integram acervos da Assembléia Legislativa - Vitória, Restaurante São Pedro, tombado Patrimônio Histórico, Centro Educacional Leonardo da Vinci, Correios, UFES, PETROBRAS.

É integrante do GRUPO ÁGUA e DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA E DO ADULTO. Participa de sites virtuais de exposição de suas obras e poesias na internet.  Ilustra e participa com poesias em E-BOOKS, é capista e ilustradora da Coletânea lançada na Bienal em 2009, no Riocentro. Tem poesias publicadas na Coletânea Infantil da Poemas à Flor da Pele; da Antologias da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras-AFESL - Escritos de Ontem e de Hoje - Vol. 2: 2011; da Antologia Caminhos Literários no Espírito Santo - Patronas e Acadêmicas - Vol. II, Cultura Revista, e participou da Coletiva da Poesia Do Dia do Livro, em Vila do Conde - Portugal. É acadêmica correspondente da AFESL, contadora de história infantil. É membro da Academia Momento Lítero Cultural, ocupando a cadeira nº 74, como Benemérito, Colaboradora da Revista prisma Cultural-RO. É curadora de Artes. Foi-lhe conferido Menção Honrosa em artes plásticas pela Câmara Municipal de Vitória/ES, e São José dos Campos/SP.

A artista sempre difundi arte e literatura em suas mostras, convidando amigos poetas da AFESL, de vários estados do Brasil, e da Europa. Denise utiliza a arte não somente para homenagear, mas também para denunciar e alertar. A natureza está sempre presente em sua obra, transportando seus sentimentos para a tela.

Denise Moraes
Artista Plástica e Poetisa.